Fotos
25 de Abril - Caminhos de Santiago
2º Etapa: Viana do Castelo - Valença
Em Fevereiro, a primeira etapa em direcção a Santiago de Compostela terminou nos jardins de Viana do Castelo em frente ao rio Lima. Hoje, para continuarmos o nosso caminho voltamos a Viana mas não aos jardins, para o começar a segunda etapa havia uma pequena surpresa: o início foi no alto de Santa Luzia. O céu estava carregado de pesadas nuvens negras, por onde se filtrava o sol em raios de ouro que faziam brilhar as águas do rio. Ao chegarmos as nuvens largaram algum do seu peso, nada muito intenso, apenas uns pingos mas o suficiente para molhar o piso feito em paralelos de granito e tornar um pouco mais interessantes os três quilómetros de descida em curva e contra-curva.

Tomada a estrada principal, seguimos para norte. O caminho de Santiago neste percurso coincide com a estrada nacional 13, que tem por companhia a curta distancia o Atlântico.
O tempo foi aliviando e a cadencia da pedalada estabilizou no ritmo de cada um. A facilidade aparente do caminho, mostrou que apenas era aparente quando tivemos a primeira desistência. Mas o ânimo do resto do grupo estava em alta e rolávamos com determinação. Aqui e ali a estrada aproximava-se mais da costa e permita ver a força das ondas a fustigar a praia.

Afife ficou para trás e depois Vila Praia de Ancora, a seguir foi Moledo. Um pouco mais à frente deixamos de ter a companhia do Atlântico que deu a vez ao rio Minho. Primeiro a foz e depois o estuário.

Á medida que nos aproximávamos de Caminha a estrada encostou-se ao rio e apresentou-nos uma zona de grande beleza composta pelo estuário de águas calmas, pintalgado de pequenos barcos de pesca e emoldurado pelas serras espanholas que se viam na margem oposta. Ao entrar na vila, aproveitamos o encanto do local para recuperarmos energias com o bolo da praxe. Estávamos quase a meio do caminho.

A partir de Caminha a estrada apresentou as subias mais frequentemente, mas passado pouco tempo, sob o olhar do Rei Cervo que do alto atentamente vigia as suas terras atravessamos Vila Nova de Cerveira.

A proximidade do destino fazia esquecer o esforço, volta e meia o sol aquecia forte. Ao fim de 2h40m, passados 55Km depois de termos saído de Viana, chegámos às muralhas de Caminha e mais uma etapa estava comprida.
Para recompensar o esforço estava à nossa espera uma iguaria: rojões com batata assada regados com verde branco fresco e verde tinto espirituoso, não estivessem nós no alto Minho!
Depois de aconchegado o estômago, demos um pequeno passeio pelo interior das muralhas de onde se viam as serras que nos farão companhia na próxima etapa…. As armas já estão apontadas…

Viana do Castelo - Valença: 55Km, 2h44m
Até à próxima.
Clube Ana, 2009