
28 de Fevereiro - Caminhos de Santiago
1º Etapa Fevereiro: Aeroporto Sá Carneiro – Viana do Castelo
O lançamento desta actividade criou grande burburinho, nunca antes tinha sido lançado um desafio que gerasse tantas conversas, nem tantas reservas, nem mesmo as actividades mais radicais tinham suscitado tantas dúvidas: Será que consigo?... Será que vou?... Será que me atrevo?...
Depois de muitas inscrições e desinscrições. O grande dia chegou e por volta das 7:30, os participantes começaram a estacionar no aeroporto. O ambiente estava alegre e descontraído mas os sorrisos e os olhares mostravam que não havia a certeza de concluir o proposto, para muitos era a primeira vez que se metiam em tais distancias – Quando não puder mais vou para o carro de apoio, ouvia-se dizer. E à hora prevista iniciou-se a primeira etapa dos caminhos de Santiago.
Como esperado o céu estava encoberto e a temperatura rondava os 12º, um tempo não muito fotogénico mas agradável para uma prova de esforço e neste momento, apesar do perfume que as mimosas lançavam no ar anunciando que o inicio da primavera já não vem longe, ninguém estava preocupado com fotogenias. Todos se concentravam em preservar as energias, vencer as subidas com o mínimo de gastos e aproveitar as descidas para recuperar.
Os primeiros vinte quilómetros de percurso são feitos com sucessões de subidas e descidas, nada muito longo, nada muito íngreme, mas o suficiente para obrigar os aventureiros a ajustes. Uns mexeram no selim subindo-o ou descendo-o, outros aumentaram a pressão dos pneus numa tentativa de reduzir o atrito e permitir que a máquinas rolassem melhor. Ao fim algum tempo já todos tinham encontrado o seu ritmo. E os quilómetros foram sendo vencidos, Vila do Conde, Póvoa, A Ver-o-Mar,...
Á medida que o espaço ia sendo percorrido e que as condições físicas continuavam em boa forma a confiança foi aumentando e com a confiança a certeza de que se conseguiria atingir o objectivo pelos próprios meios.
Estela, Criaz, Fão, Esposende,…
Em paralelo com as pessoas que saíram do aeroporto, tivemos um colega que iniciou o caminho na Póvoa e que foi integrado no grupo já junto à Quinta da Malafaia. Estávamos apenas a 12Km do destino, o fim já quase se via mas as pernas também já acusavam algum peso.
Belinho, Neiva, Darque, …
De um momento para o outro, ao virar da esquina surge à nossa frente a ponte sobre o rio Lima, estávamos sobre a recta final. Lá no alto, a igreja de Santa Luzia mostrava que não havia engano, estávamos a entrar na cidade de Viana do Castelo. Sessenta e três quilómetros, três horas e dezanove minutos de pedalada depois de termos saído do ASC, chegamos a onde nos tínhamos proposto. A primeira etapa estava vencida.
As conversas mostravam a satisfação: - Pensei que fosse mais difícil! – Ainda fazia mais uns quilómetros! Os que fizeram distancias desta ordem pela primeira vez, ficaram surpreendidos com a facilidade com que o conseguiram. Afinal os receios iniciais eram apenas receio do desconhecido, receio de como enfrentariam tais distâncias e mais uma vez fomos surpreendidos com a maravilhosa máquina que é o corpo humano, com a maravilhosa máquina que é o nosso próprio corpo.
Aeroporto Sá Carneiro – Viana do Castelo: 63Km, 3h19m
Até à próxima.
Clube Ana, 2009